Geografia - Regionalização pelo nível de desenvolvimento econômico e Divisão Internacional do Trabalho

Olá seres vivos!
Vim falar de um assunto considerado um pouco complicado por alguns seres vivos. Tentarei fazer um post o mais claro possível.
Espero que ajude!


O que é regionalizar?

Regionalizar é organizar e estudar o espaço geográfico de acordo com alguns critérios (econômicos, políticos, sociais, culturais)

Na fase Bipolar, o globo foi dividido em Leste (Socialista), Oeste (Capitalista), Norte (países desenvolvidos) e Sul (países subdesenvolvidos). Norte e Sul eram delimitadas por uma linha geoeconômica, lembrando que Norte e Sul não são os hemisférios.

Delimitação dos países do Norte e do Sul. Imagem: Brasil Escola





Considerando a regionalização por critérios econômicos, classificam-se em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados, também chamados de países emergentes ou em desenvolvimento.

Nos países desenvolvidos, as desigualdades são menores, há maior industrialização e maior desenvolvimento tecnológico, investimento em pesquisas científicas que retornam em royalty ("direitos da marca"), maior poderio decisivo nos organismos internacionais, por exemplo a ONU e há a sede de empresas transnacionais. Eles são os países do Norte (ricos).
Há também os desenvolvidos industrializados, que ocupam os setores secundário e terciário da economia, possuem domínio de alta tecnologia e consumismo (principalmente alimentício).
Países desenvolvidos. Imagem: Wikipedia


Os países subdesenvolvidos (os países pobres, do Sul) foram as colônias de exploração. Por isso possuem dependência econômica, política e tecnológica em relação aos países desenvolvidos.
Nesses países, a maioria da população está empregada nos setores primário e terciário da economia, e há a exportação de produtos primários.
Há também enormes desigualdades sociais, altas taxas de analfabetismo e mortalidade infantil, carência ou precariedade de moradias e saneamento básico, etc.

Países subdesenvolvidos. Imagem: Blog Países Subdesenvolvidos

Os países subdesenvolvidos industrializados possuem crescimento social e econômico maior que os demais países subdesenvolvidos, atraem investimentos industriais e são dependentes de tecnologia e conhecimento dos países desenvolvidos.
Mesmo sendo melhores que os subdesenvolvidos, eles passam pelas mesmas dificuldades de analfabetismo, mortalidade infantil, entre outros.

Países em desenvolvimento. Imagem: Wikepedia

O que é o subdesenvolvimento?

O subdesenvolvimento é a consequência do desenvolvimento dos ricos.

O que é a Divisão Internacional do Trabalho (DIT)?

É quando os países desenvolvidos vendem produtos industrializados e compram matéria-prima dos países subdesenvolvidos. Isso começou com as relações entre metrópole e colônia.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------*/

Espero que tenha ajudado!

Um comentário:

Queremos saber sua opinião! Comente!

Pesquisa de Público

Tecnologia do Blogger.