México

O México, ao contrário do que muitos pensam, localiza-se na América do Norte. Sua população é mal distribuída, apresentando maiores densidades demográficas no planalto do México (onde localiza-se a capital, Cidade do México).
Nesse planalto, a presença de solos férteis e os climas favorecem a ocupação humana. Ele é cercado pela Serra Madre Ocidental (oeste) e pela serra Madre Oriental (leste), onde o clima frio inibe a ocupação humana.
A noroeste, a presença de desertos também contribui com as baixas densidades demográficas na região.
A população mexicana é formada, em sua maioria, pela miscigenação entre os ameríndios e os colonizadores espanhóis.
Lá, a estrutura etária da população caracteriza-se pelo elevado número de jovens, a taxa de fecundidade é de 2,3, a expectativa de vida é de 76 anos, a taxa de analfabetismo é de 9%, a taxa de mortalidade infantil é de 18 por mil nascidos vivos e o IDH é de 0,854 (2010).
Apresenta atividades agropecuárias, mineradoras e industriais, exporta petróleo e tem como importante fonte de renda o turismo.

Recursos naturais: Ouro, prata, chumbo, ferro, gás natural, cobre e petróleo (extraído pela Pemex - "Petróleo Mexicano").
Cerca de 425 das terras cultivadas no país são ocupadas pelas haciendas (grandes propriedades que empregam bastante mão de obra e são pouco mecanizadas), onde há o cultivo de algodão, sisal, café e cana (abastecimento do mercado externo).
Para o mercado interno, há a produção de milho, batata, trigo, arroz e soja nos ejidos (áreas compartilhadas por camponeses) e em pequenas e médias propriedades.
A pecuária é ocupada no centro-oeste e ocupa 40% do território, com a criação de gado bovino.
Em busca de maiores salários, muitos migram para os Estados Unidos para trabalhar nas safras agrícolas. Alguns realizam a migração de transumância (migração sazonal) e são conhecidos como braceros.
A atividade industrial se concentra próximo aos grandes centros urbanos, como a capital (Cidade do México), Guadalajara, Monterrey e áreas perto das reservas mineradoras, como Veracruz e Tampico. Os setores industriais predominantes são o alimentício, o têxtil, o siderúrgico, o metalúrgico, o automobilístico e o petroquímico.
Na década de 1960, foi criada uma zona franca na região da fronteira com os EUA. O objetivo era atrair capital estrangeiro e ampliar o parque industrial mexicano.
Essa foi a origem da indústria maquiladora, que recebe peças fabricadas nos Estados Unidos e monta o produto final em território nacional.

Nenhum comentário:

Queremos saber sua opinião! Comente!

Pesquisa de Público

Tecnologia do Blogger.